WhatsApp agora pode ser usado para mandar e receber dinheiro.
O aplicativo que antes tinha como utilidade trocas de mensagens, áudios, imagens e vídeos entre os internautas, agora também tem uma função nova: enviar e receber dinheiro.
Veja também: Empréstimo consignado – aumento da margem é aprovado pela Câmara
Sem necessidade de abrir e usar vários aplicativos de bancos, ao utilizar o WhatsApp para transferir e receber quantias em dinheiro, o usuário economiza espaçamento em seu smartphone, bem como o seu tempo.
Como mandar e receber dinheiro por meio do WhatsApp?
A transferência de dinheiro pelo aplicativo, se dá por meio Facebook Pay, que embora carregue esse nome, não necessita que o usuário do WhatApp que deseja transferir quantias em dinheiro possua um perfil na rede social Facebook.
Para utilizar os benefícios do WhatsApp para pagar ou receber dinheiro é preciso que o aplicativo esteja atualizado e rodando sua última versão.
Para ter acesso a modalidade de pagamento por meio do app de conversas, é necessário que o usuário possua uma conta bancária ativa nas seguintes instituições financeiras:
- Banco de Brasil (Visa)
- Nubank (Mastercard)
- Sicredi (Mastercard, Visa)
- Woop, a conta digital da Sicredi (Visa).
O WhatsApp pode ser baixado e utilizado em aparelhos que utilizem as tecnologias IOS e Android.
Função débito x função crédito
É possível cadastrar no WhatsApp cartões de crédito, débito e múltiplos (cartões que possuem função crédito e débito), mas é preciso estar atento pois existem algumas limitações.
As transferências bancárias entre pessoas — amigos e família — só podem ser realizadas com o cartão de débito.
Transferências/pagamentos para contas comerciais (WhatsApp Business) podem ser feitas pelo débito e crédito.
Vale ressaltar que o WhatsApp não permite que os usuários comuns, ou seja, que não possuem conta comercial, recebam por venda.
Para que se consiga receber por vendas, é necessário que o usuário do aplicativo tenha instalado o WhatsApp Business e assim utilize a função “Receber pagamento por vendas”.
O aplicativo alerta ainda que poderá a qualquer momento bloquear as contas que desrespeitarem as regras de utilização do mesmo.
Para utilizar da melhor maneira e não cometer erros que lhe cause o bloqueio da função, é indicado se manter por dentro da política de utilização do aplicativo.