Aderir a gestão financeira como uma ferramenta estratégica

Você sabe por que aderir a gestão financeira como uma ferramenta estratégica? Neste artigo vou te mostrar porquê incluir e seis práticas de gestão.

A gestão financeira é uma prática essencial para a expansão da empresa. Isso porque a tarefa está diretamente relacionada ao potencial do negócio em investir em recursos que possam auxiliar no seu crescimento.

Desse modo, este departamento deve ser administrado com cuidado. Além do mais, é importante desenvolver um planejamento de gestão financeira, de modo que a companhia possa direcionar seus esforços nas áreas que precisam mais de atenção.

Nesse artigo, vou explicar como a gestão financeira funciona como uma ferramenta estratégica para os negócios.

Veja a relação entre gestão financeira e planejamento estratégico

A saúde financeira é um elemento vital para o desenvolvimento da empresa. Isso porque uma gestão eficaz reduz as preocupações relacionadas à prestação de contas, o que permite direcionar seus esforços em outras áreas, que podem contribuir para o progresso do negócio.

Por exemplo, o setor financeiro vai definir, o quanto a companhia pode investir em marketing, mão de obra, ferramentas, entre outros. Isso permite desenvolver uma estratégia de negócios com mais segurança, já que dispensa a necessidade de conseguir empréstimos para financiar novos planeamentos.

Além do mais, uma gestão financeira competente também reduz o risco do negócio caso seus investimentos não apresentem o retorno desejado.

Afinal, essa margem de erro estará prevista no planejamento, de modo que a empresa possa apostar em novas soluções sem prejudicar seu orçamento.

Aderir A Gestão Financeira Como Uma Ferramenta Estratégica?
Foto: Reprodução.

Saiba seis práticas boas de Gestão Financeira

Algumas ações podem auxiliar na administração das operações financeiras e otimizar os resultados da empresa. Por exemplo, Apostar em soluções automatizadas e ferramentas de gestão, são formas eficazes de alcançar esse propósito.

Abaixo, listei 6 ações que podem melhorar a competência da gestão financeira na organização e melhorar o planejamento estratégico. Veja!

1- Invista na Automatização

As soluções automatizadas aumentam a produtividade da equipe, já que reduzem processos operacionais e falhas provocadas por erros humanos. Implementar esse recurso na empresa permite que funcionários e colaboradores exerçam outras tarefas que podem trazer um retorno significativo para o negócio.

Por exemplo, a companhia pode, investir em um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) a fim de agilizar processos como emissão de nota fiscal, controle de estoque, ordem de serviço, entre outros.

Ferramentas de cobrança automática também são soluções que agilizam processos internos, por que, além de evitar a inadimplência, também descartam a necessidade de uma equipe inteira dedicada às cobranças.

2- Destine Recursos Para Departamentos Estratégicos

Com uma gestão financeira eficaz, a organização pode destinar recursos para outros setores da empresa, como o marketing ou o comercial. Dessa forma, estas áreas podem desenvolver estratégias que visam aumentar o desempenho do negócio diante da concorrência.

É importante ressaltar, no entanto, que a verba destinada para cada setor deve estar prevista no planejamento financeiro. Desse modo, a empresa evita prejuízos e mantém as contas sempre em dia.

3- Simplifique a Gestão Financeira

Não é necessário incorporar mais procedimentos à gestão financeira além daquele que já é exigido pelo mercado consumidor e pela Receita Federal. Simplificar processos e dar mais independência aos funcionários, desde que eles obedeçam às normas da companhia, permite uma visualização mais precisa da situação do empreendimento.

Vale lembrar, no entanto, que todas as operações devem necessariamente ser registradas, para que a empresa tenha uma visão real e transparente das suas entradas e saídas. Isso possibilita identificar possíveis maus investimentos ou falhas.

4- Utilize Ferramentas Para Gestão Financeira

Investir em ferramentas é uma boa forma de melhorar a administração financeira. Além de organizar as operações do negócio, os softwares de gestão oferecem também relatórios completos que podem auxiliar na análise de dados. Estas informações podem ser usadas para estratégias de inteligência de mercado e ajudam a tomar decisões da empresa.

5- Faça um Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro é a chave para uma boa gestão. Por esse motivo, é muito importante que a organização se dedique à tarefa periodicamente, pelo menos a cada doze meses.

Criar um planejamento financeiro ajuda a empresa a reduzir gastos e identificar novas oportunidades de mercado e investimentos que possam aumentar os lucros. Sendo assim, esta etapa é essencial para quem deseja expandir sua atuação, aumentar o faturamento ou ganhar benefícios competitivos com relação à concorrência.

6- Invista em Conhecimento de Administração de Negócios

Quanto maior for o conhecimento em gestão, melhores serão os resultados da companhia. Além de compreender a gestão financeira, é importante que os diretores, e até mesmo alguns funcionários, tenham boas noções de gestão de pessoas, liderança, marketing e empreendedorismo.

Investir em conhecimento é a melhor forma de trazer retornos positivos para a organização por meio do capital humano. Por este motivo, esses gastos também devem estar contemplados no planejamento financeiro empresarial.

Aderir A Gestão Financeira Como Uma Ferramenta Estratégica?
Foto: Reprodução. Aderir A Gestão Financeira Como Uma Ferramenta Estratégica?

As Melhores Ferramentas Administrativas e de Gestão Financeira

Algumas ferramentas e softwares podem auxiliar tanto na gestão financeira quando nas práticas administrativas. Veja abaixo as principais ferramentas usadas nas organizações:

  • Sistema ERP (Enterprise Resource Planning)

Um sistema de ERP oferece uma série de soluções para a companhia. Além de automatizar processos, a ferramenta é capaz de gerar também relatórios ricos em detalhes que auxiliam a empresa nos seus problemas de negócios.

  • Planilhas

Muitos desmerecem o valor das planilhas, especialmente em uma era em que a oferta de soluções digitais inteligentes é tão grande. Mas, esses documentos possibilitam enxergar com maior clareza as falhas ou erros dentro de uma organização. Além do mais, por serem fáceis de customizar, são extremamente adaptáveis para diversos perfis de funcionários.

  • CRM (Customer Relationship Management)

As ferramentas de CRM são ótimas para auxiliar o setor financeiro nas suas previsões de faturamento.

Isso porque, com base nas informações oferecidas pelo setor de vendas, muitos sistemas são capazes de calcular, de forma inteligente, uma linha de tendência para novos negócios e, deste modo, identificar se a organização terá um aumento ou uma queda na receita.

Além do mais, o CRM também aponta quais são as estratégias que estão ou não dando um bom retorno para a empresa. Isso ajuda a identificar as melhores soluções e potencializar os resultados.

A gestão financeira é fundamental para o desenvolvimento de estratégias de sucesso, pois auxilia a tomar decisões e permite implementar ações que trarão retornos positivos para a empresa. Por esse motivo, investir em recursos e conhecimentos para a área pode ser uma ótima forma de promover o desenvolvimento do negócio.

Leia também: Gestão Financeira