A área financeira é um dos grandes desafios do empreendedorismo, pois é vital a análise dos indicadores financeiros para o sucesso da sua empresa. A falta do conhecimento financeiro pode levar ao fracasso. Logo, compreender os números e sua importância é crucial para sua gestão.
Uma estratégia clara e necessária só poderá ser alcançada com êxito caso seja elaborada com base em informações relevantes sobre a corporação.
Ou seja, é preciso lançar mão dos indicadores financeiros, uma vez que eles são fundamentais para um planejamento estratégico que implicará resultados importantes em uma companhia.
Mas, afinal de contas, o que são indicadores financeiros? Qual a sua importância e como defini-los? Quais são os principais tipos e para que servem? Nesse artigo, vou responder a estas perguntas, então continue a leitura para conferir as respostas!
O Que São Indicadores Financeiros?
Os relatórios de finanças sobre a venda de um produto/serviço ou relativos à margem lucrativa de uma organização em determinado período são ferramentas estratégicas, pois trazem dados que poderão ser usados para a vantagem de um empreendimento.
contudo, todo o emaranhado de números e gráficos de nada servirá, caso a empresa não seja apta de enxergar em cada informação um índice valioso para tomar as decisões. Este olhar perspicaz é que poderá definir o sucesso ou não de uma companhia.
Os indicadores financeiros são, justamente, as métricas ou os métodos empregados para procurar e produzir informações financeiras que revelem aspectos relevantes acerca de uma tarefa, uma ação ou um setor da corporação.
Sem a definição dos indicadores, uma empresa fica à mercê do acaso e torna-se inapto de sobreviver no médio ou longo prazo. Por esta razão e outros motivos, é fundamental desvendar por que eles são tão importantes em um negócio.
Qual a Importância Dos Indicadores de Finanças?
O primeiro grande motivo para usar os indicadores financeiros em uma organização reside no fato de que eles fornecem informações relevantes a respeito de um empreendimento.
O aumento nas vendas de um produto ou serviço pode até indicar uma ótima notícia, porém somente os indicadores poderão sinalizar o real significado destas vendas, em outras palavras, se elas geraram lucros ou não.
Por meio dos indicadores financeiros, é possível visualizar com precisão os pontos fortes e fracos na administração e estratégia de uma empresa para, a partir daí, corrigir os erros e mudar o trajeto, caso seja preciso.
Os indicadores financeiros possibilitam, ainda, o alcance das metas estratégicas e o acompanhamento necessário dos resultados em uma corporação.
Além do mais, são um instrumento crucial para que os investidores e parceiros consigam analisar a saúde financeira de um empreendimento. Sendo assim, é preciso aprender a definir os indicadores de finanças.
Como Definir os Indicadores Financeiros?
Algumas condições são fundamentais para a definição dos indicadores de finanças em uma empresa.
Em primeiro lugar, é necessário se certificar das reais necessidades de um empreendimento com base em um planejamento estratégico previamente elaborado. A partir disto, os indicadores mais importantes devem ser selecionados.
É válido lembrar que os indicadores financeiros só terão impacto positivo sobre os resultados de uma corporação se forem usados de forma estratégica.
E mais: sem a participação dos colaboradores, os propósitos traçados correm o risco de ficar somente no papel. Por esse motivo, é fundamental envolver os funcionários nos planos de ação da empresa, bem como oferecer recompensas por seus resultados.
Da mesma forma, é preciso o emprego de ferramentas que permitam mensurar com precisão, agilidade e clareza os indicadores de finanças definidos.
Cada estratégia requer a seleção de indicadores específicos, de modo que caberá à companhia definir os softwares de gestão ou outros métodos para a coleta de informações, assim como o momento de análise das métricas a serem interpretadas.
Recomenda-se o enfoque em poucos indicadores, alinhados os principais objetivos da organização, de preferência que conversem entre si e, não o contrário.
Os resultados devem ser analisados, a fim de que sejam observados o que demonstram os indicadores de finanças, qual o seu impacto sobre o empreendimento e se eles estão atrelados ao planejamento da corporação.
Com base nas informações, será possível tomar decisões que alterem o caminho para corrigir falhas ou propulsionem os resultados já alcançados.
Em ambas as situações, as ações deverão estar de acordo com a estratégia da empresa, de forma a promover a sustentabilidade e o sucesso de uma companhia.
Quais Indicadores de Finanças Sua Organização Pode Usar?
Depois de aprender como definir os indicadores financeiros, você pode estar se perguntando: quais indicadores podem ser usados e para que eles servem? A seguir, listei cinco exemplos que poderão ser muitos úteis para sua empresa.
1- Margem Operacional
Serve para avaliar os resultados das vendas em uma organização. Adquira-se o indicador ao dividir o montante absoluto relativo às vendas pelo desempenho absoluto da operação.
Deste modo, chega-se ao percentual da margem operacional, que inclui as vendas depois a quitação de todas os gastos, salvo o imposto de renda.
2- Despesas fixas
São os custos fixos, em outras palavras, tudo aquilo que se mantém invariável, ainda que haja mudanças no faturamento.
É preciso tomar muito cuidado com o aumento deste indicador, porque os efeitos poderão ser nocivos para o empreendimento ao término de um período.
3- Nível de Endividamento
Refere-se, por exemplo, às dívidas adquiridas por meio de empréstimos e às responsabilidades com fornecedores. O indicador pode ser encontrado com a divisão integral do passivo com o ativo da corporação.
Para evitar o nível de endividamento alto, é necessário bastante cautela com o crédito bancário, uma vez que os juros da dívida podem corroer os resultados alcançados, de modo a prejudicar a liquidez de uma empresa.
4- Ticket Médio
Dividindo o faturamento pela quantidade de vendas feitas em determinado momento, chega-se ao ticket médio, em outras palavras, o valor médio por venda.
Com o índice em mãos, a companhia poderá rever ou aprimorar as ações de preparação de seus colaboradores ou reconsiderar as suas estratégias de marketing.
5- Rentabilidade
Para avaliar o poder de ganho ou o retorno sobre o capital investido em uma empresa, o indicador empregado é o da rentabilidade, que pode ser alcançado dividindo-se o resultado líquido pelo ativo total. Dessa forma, o investidor saberá se determinado empreendimento dará lucros ou não.
Como você pode ter notado, os indicadores financeiros trazem informações fundamentais para tomar decisão assertiva nos negócios.
Cabe às corporações usarem estes dados de forma correta, alinhando-os ao seu planejamento estratégico, a fim de atingir ótimos resultados.
Agora que você já aprendeu por qual razão os indicadores de finanças são uma ferramenta indispensável para a elaboração de um plano de ações bem-sucedido, saiba então como aumentar a Produtividade Do Setor De Finanças Da Empresa.