Como gerenciar bem uma empresa

Você sabe como gerenciar bem uma empresa? Nesse artigo vou mostrar 7 práticas para gerenciar uma companhia, sendo algumas delas: definir os investimentos, sistematizar os tributos e estabelecer os valores.

A gestão financeira é uma das estratégias mais importantes de um empreendimento. Afinal de contas, toda corporação necessita ter este gerenciamento muito bem realizado para evitar que ocorram erros desnecessários e o negócio perca dinheiro.

Por esta razão, estudar, capacitar, compreender e trabalhar com gestão de finanças é fundamental.

O que é Gestão Financeira?

Antes de conhecer as ótimas práticas, é necessário compreender o que é, de fato, a gestão financeira. Algumas pessoas acreditam que é o simples fato de aprender a gastar menos e ter uma boa lucratividade. Mas, não é tão simples assim.

Se a sua despesa for um investimento que vai trazer lucros, a gestão não vai evitar estes custos. Tudo vai depender dos propósitos e de como os recursos são investidos dentro do próprio empreendimento.

Por este motivo, gestão de finanças pode ser entendida como um conjunto de projetos, propostas e ações realizadas por um grupo de especialistas. Tudo isso para planejar, estruturar, organizar e executar ações que melhorem a economia de um negócio.

Quais são as principais fases a seguir?

A gestão financeira é dividida em fases. Ela segue todo um protocolo com diversas regras para que a execução das propostas seja feita da maneira correta.

A primeira ação é elaborar o planejamento financeiro da organização. Este plano necessita ser feito com frequência, em outras palavras, não pode ser somente anual.

Quanto maior for o empreendimento, mais planejamentos devem ser realizados. Desta forma, eles podem ser mensais, bimestrais, semestrais, entre outros.

A partir deste documento, o time econômico da corporação mostra para os gestores o que foi gasto. Além do mais, ele mostra o que precisa de investimento, como melhorar a lucratividade e um acervo de outros dados fundamentais.

Estas informações serão utilizadas para a realização de projetos que se tornarão atitudes efetivas do empreendimento. Basicamente, a estrutura prática de uma gestão de finanças é dividida em: planejamento, projeto, execução e relatório de resultados.

Sete práticas de como gerenciar bem uma empresa

Você já compreendeu como a gestão financeira funciona na prática. Portanto, chegou a hora de aprender em quais situações ela pode e deve ser usada!

1- Definir Os Investimentos

Um dos processos que necessitam total engajamento por parte do time de finanças é a de definição de investimentos. Esta é uma das práticas que mais precisa de planejamento.

Isto porque a organização não pode gastar dinheiro sem ter certeza da lucratividade, da compensação financeira.

Por esse motivo, a elaboração de um plano de investimentos deve ser realizado com muito cuidado e atenção. Cada detalhe deve ser pensado para que isto não se transforme em um erro que gere custos.

Como Gerenciar Bem Uma Empresa
Foto: Reprodução.

Além do planejamento, as fases de propostas e execução também necessitam seguir um rito objetivo e sistemático. Caso contrário, algo pode dar errado e os lucros calculados no plano se tornarem ineficientes.

2- Controlar As Despesas

Outra ação prática bastante importante para o time de gestão financeira é o controle e diminuição de despesas. Ainda mais em períodos de crise. O detalhe é que isto pode ser feito de várias formas:

  • Substituir equipamentos e máquinas por modelos novos e econômicos;
  • Melhorar a eficiência de colaboradores e do time de funcionários;
  • Treinamento e qualificação;
  • Aumentar a produtividade;
  • Compra de suprimentos e produtos com boa relação custo-benefício;
  • Reduzir despesas adicionais desnecessárias.

Estas são algumas estratégias que devem ser realizadas em todos os momentos. Diversas corporações erram em somente cortar gastos quando se encontram em situação de crises e de retenção econômica.

É um grande equívoco. Afinal de contas, as despesas devem sempre ser apenas os estritamente precisos.

3- Gestão De Caixa

Junto ao controle de gastos, é necessário ter uma gestão correta do caixa, das entradas, saídas, receitas e despesas. Para esta administração ser eficaz, é preciso investir em tecnologia e ótimos profissionais.

O caixa nunca pode fechar de maneira diferente do calculado por um software e pelo time econômico da organização. Nem para mais ou nem para menos.

Afinal de contas, qualquer erro é um sinal de que os cálculos estão errados e a administração equivocada. Assim, isto vai trazer transtornos futuramente.

Caso perceba que estes erros existam, é necessário que o time de gestão de finanças tome ações rápidas e eficazes. Logo, você não pode deixar de lado o controle de caixa. Ele deve ser realizado todos os dias, até mais de uma vez por dia, e com muito rigor.

4- Sistematizar Os Tributos

Qualquer e toda corporação, em qualquer lugar do mundo, paga impostos. E no Brasil não é diferente. Por essa razão, a sistematização destes tributos é de muita importância.

Por este motivo, é preciso conhecer estes valores para acrescentar aos preços dos produtos e serviços vendidos. Somente assim, o empresário passa a ter lucros suficientes para ter lucratividade e investir no negócio.

O dever de realizar este cálculo minucioso, detalhado e bem elaborado dos tributos é da equipe econômica. Afinal de contas, isto necessita ser bem objetivo.

Não pode estar na planilha de impostos nem um centavo a menos ou a mais do que o cobrado pelos governos e órgãos públicos.

5- Monitorar O Estoque

Esse é um dos trabalhos mais importantes de uma parte específica da gestão finanças. Afinal, companhias que vendem produtos necessitam de um estoque. Já aquelas que comercializam serviços também têm que ter uma reserva dos produtos utilizados.

Por esta razão, o controle, monitoramento e reposição do estoque são fundamentais. Um estabelecimento de eletrodomésticos online que fique dias ou semanas sem um fogão disponível para vender perde a confiança dos clientes.

É necessário ficar muito atento. Diversas organizações não sabem desta relação do time econômico com o estoque, Porém ela é crucial, indivisível. Sem um estoque completo, preenchido, com tudo o que é preciso ter, a corporação pode perder bastante dinheiro.

6- Administração Dos Clientes

A administração de clientes deve ser realizada não só pela equipe de finanças. Ela também faz parte de outros setores do negócio, como a de marketing, vendas e atendimento.

Esta reunião de estratégias é fundamental para melhorar a lucratividade, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

É, certamente, uma das estratégias mais precisas em qualquer negócio, independentemente do tamanho.

No caso do time financeiro, é ele que vai disponibilizar os dados objetivos de lucros e receitas, as necessidades de investimento e de saber quantos clientes a mais são necessários e outras informações que são relevantes.

Como Gerenciar Bem Uma Empresa
Foto: Reprodução.

7- Estabelecer Os Valores

Um trabalho muito importante e que poucos sabem estar ligado à gestão de finanças é a de por preços nos produtos e serviços. Alguns põe este dever nas mãos da equipe de vendas, porém a financeira é quem deve dar o valor final.

A justificativa é que apenas o time de finanças tem todos os dados de custos da corporação. Assim, é ele que sabe o quanto de valor agregado que determinado produto ou serviço deve ter.

O preço dos impostos, da manutenção das máquinas, das contas mensais, dos salários dos funcionários. A partir daí que se determina o preço total de um produto.

Como Descomplexificar A Gestão Financeira?

Todos os times de uma companhia necessitam trabalhar de maneira objetiva e simplificada. São diversas as possibilidades de se realizar isto, porém há um ponto em comum: a utilização da tecnologia.

As novas técnicas, metodologias, softwares, plataformas e apps estão aí para isto. Atualmente é praticamente impossível pensar na gestão de qualquer corporação sem utilizar a inovação.

Por esse motivo, na gestão financeira ela é também fundamental para deixar tudo mais eficaz, prático e rápido. Um exemplo é o intermediador de pagamento.

Ele oferece ao gestor financeiro a possibilidade de receber pagamentos de uma maneira totalmente online, simples de utilizar.

Ainda fornece informações que podem ser usadas por outros setores do negócio, como relatórios de descumprimento e de pagamentos recebidos.

Hoje em dia, há equipamentos e softwares para todos os departamentos de uma companhia. Imagine um e-commerce sem chat online ou um supermercado sem um programa de controle de caixa?!

Por esta razão, a principal maneira de descomplexificar e trazer eficiência à gestão é por meio da tecnologia.

Uma dica muito importante é a reunião da equipe de gestão financeira para estabelecer quais produtos tecnológicos são preciso para a corporação.

A partir daí, são feitos os orçamentos e calculados os custos, o retorno financeiro e de eficiência. Assim, após, é só contratar os serviços informatizados de melhor custo e benefício.

Quais São Os Principais Erros Da Gestão Financeira?

Não há uma equipe perfeita, que não erra. Por este motivo, a dica é aprender com os erros, pois eles vão existir e necessitam ser superados.

  • Análise e acompanhamento equivocado das atitudes do negócio;
  • Registrar as operações com erros ou falta de informações;
  • Não fazer um planejamento minucioso e objetivo;
  • Controle desregular do fluxo de caixa;
  • Falta de controlar o estoque;
  • Não usar os sistemas informatizados e tecnológicos de gestão;
  • Calcular errado o valor de produtos e serviços;
  • Não diferenciar entre o dinheiro pessoal e os recursos da corporação.

Este último erro é bastante comum em organizações menores. Aquelas que tem poucos funcionários e o dono confunde o patrimônio do negócio com o dinheiro pessoal.

Vale ressaltar que todo mundo deve possuir um salário específico mensalmente, inclusive quem manda no empreendimento.

Leia Também: Gestão Financeira