Aluguel anual de carro vale a pena?

Algumas locadoras possuem programas de aluguel anual de carro, nos quais se paga uma mensalidade. Uma das vantagens é que o seguro e os impostos já estão incluídos.

Há uns anos, algumas empresas de veículos e seguradoras lançaram alguns planos de aluguel de carro por um ou dois anos,  pagando um valor mensal, que inclui serviços como proteção veicular, manutenção regular do carro e todos os impostos necessários, como IPVA, licenciamento e seguro DPVAT.

Como Funciona O Serviço De aluguel Anual De Carro

O aluguel anual de carro conta com diversas vantagens. Em primeiro lugar, o cliente precisa apenas escolher um entre todos os modelos disponíveis pela locadora e definir o período do aluguel.

Logo depois de ter feito isso, deverá pagar uma taxa fixa mensal, que incluirá um preço de manutenção. Os impostos (como IPVA, autorização, toda a documentação e seguro do veículo) também estão inclusos.

Se você contratar o serviço, sua preocupação vai ser só com o combustível. Além disso, a franquia do seguro também fica por sua conta em caso de acidentes, mas também há cobertura de danos a terceiros.

Porto Seguro Carro Fácil: Solicite aqui o seu carro:

Foto: Reprodução

Simule o Preço do Seu Aluguel

A locadora coloca à disposição do cliente veículos de sete montadoras, para que o cliente possa escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

Os modelos variam do básico aos sofisticados, mas todos contam com ar condicionado e direção hidráulica. Obviamente, a mensalidade varia dependendo do modelo escolhido pelo consumidor.

Além do mais, algumas empresas trabalham com uma quilometragem máxima anual pré-definida de 25 mil km, sendo que o limite máximo é de 55 mil km.

No entanto, se o custo do aluguel deste serviço for comparado com o custo da troca de um carro novo (incluindo um modelo que deprecia 0 km em 2 anos), o aluguel anual de carro se tornará uma opção mais vantajosa.

Além dos benefícios da economia, os clientes que mantêm o carro em boas condições costumam receber um bônus no final do contrato e na devolução do veículo.

Este bônus pode ser utilizado como desconto na franquia do seguro ou dispensa da mensalidade para renovação do contrato.

Vale a pena lembrar que, é preciso ter cuidado com a hipótese de desistência do contrato antes do seu término, porquê a multa nesse caso é de 50% do valor das mensalidades restantes.

Localiza: Solicite aqui o seu carro:

Foto: Reprodução

Compensa Para Pessoas Que Trocam de Carro a Cada Dois Anos

Para quem gosta de trocar de carro a cada dois anos, o serviço de aluguel de longo prazo pode ser compensador, já que os carros disponíveis são sempre novos.

Se o cliente comparar com a venda do modelo desvalorizado e de um modelo novo, existem benefícios, desde que a mensalidade possa ser paga sem problemas.

Entretanto, os especialistas indicam que é mais vantajoso a compra de um carro seminovo, ao invés de um zero, justamente para evitar a grande desvalorização que um veículo sofre nos dois primeiros anos.

Quem possui um seminovo também pode economizar dinheiro e procurar serviços de manutenção que ofereçam o melhor preço.

No contrato os serviços são fixos, não há flexibilidade. Na comparação, a despesa total no contrato passa a não compensar.

Porém, se você não roda 25.000 km por ano, a utilização dos serviços dos carros de aplicativo pode ter mais vantagem em relação aos gastos com a compra de um carro novo ou com as mensalidades do contrato de aluguel de longo prazo.

Sugestões de Aluguel Por Um Ano

GoDrive: Solicite aqui o seu carro:

Foto: Reprodução

Para quem não insiste em ter um carro e enfatiza a importância de usar um bom veículo, existem outros modelos de aluguel de carros de longa duração.

Apesar de ser um serviço relativamente novo no Brasil, começou a ganhar mais adeptos e a se fortalecer.

Nos Estados Unidos, esse tipo de serviço é mais comum, também conhecido como leasing operacional, onde a proporção de escolha chega a 50% da compra de um carro novo. Por lá, e por aqui também, a maior parte dos clientes do aluguel a longo prazo são empresas.

A Rodobens já oferece esse tipo de aluguel há oito anos e a maioria de seus clientes são empresas. Sua frota é de 4.000 veículos, que podem ser alugados por 24 ou 36 meses.

No Brasil, a propriedade de um carro é responsável por atribuir status aquele que o tem. E é também um dos maiores motivos de descumprimento de contratos no país.

Por sorte, já cresce a certeza de que comprar um carro novo não é exatamente um bom investimento para o dinheiro, diante da rápida desvalorização e dos juros dos financiamentos.

A novidade do carro alugado é que permite o uso sem a compra, pode demorar um pouco ainda para cair de vez no gosto do consumidor, mas certamente acabará conquistando a confiança daqueles que são capazes de observar os benefícios dessa opção.

Um outro motivo que vem se destacando, é a dificuldade de locomoção no trânsito das grandes cidades do Brasil, com poucos e caros estacionamentos, regras de rodízio e vagas inseguras nas ruas das cidades.

Como Funciona o Seguro Para Carros alugados

Unidas: Solicite aqui o seu carro:

Foto: Reprodução

Quando se aluga uma carro, por mais que o veículo não seja seu, é preciso contar com o seguro para que ele venha a cobrir com todas as eventuais dores de cabeça que possam acontecer.

O seguro para carros alugados costuma estar incluído no valor da locação do veículo, pois as empresas sabem do risco envolvido. No contrato, geralmente está especificado e os clientes ficam sabendo com quais coberturas podem contar.

O mais comum é que estejam proporcionado as coberturas contra roubo, furto ou colisão, uma vez que as locadoras querem proteger o seu bem.

É possível contar com outras proteções que podem ser disponibilizadas como adicionais ou já estarem inclusas nas oferecidas inicialmente. As coberturas extras são pessoais e danos a terceiros.

Com o seguro para carros alugados é possível andar com mais tranquilidade e a ideia é devolver o carro inteiro. No caso de um imprevisto e acabar se envolvendo em um acidente, é preciso saber como agir.

Faça um boletim de ocorrência para registrar o incidente e entre em contato com a seguradora conforme especificado no contrato de locação.

Vale lembrar que no caso de acionamento de seguradora, o valor do contrato poderá sofrer alteração, em razão da utilização de seguro para o carro alugado, gerando custos adicionais.