Auxílio Emergencial – Detalhes sobre o benefício

O auxílio emergencial é um benefício que o Governo Federal liberou para trabalhadores informais, MEI, autônomos, desempregados e público de baixa renda.

A ajuda do auxílio é uma vantagem que previu o repasse de 600 reais mensais aos brasileiros que se enquadravam nos pré-requisitos, e teve como objetivo fornecer proteção emergencial no período de crise causada pela pandemia do Coronavírus.

A CAIXA atua como agente operador dessa beneficiação e a origem dos recursos para pagamento é do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Cidadania.

Quem Tem Direito ao Auxílio Emergencial

Para você solicitar o auxílio o cidadão tem que ser maior de 18 anos, ou mãe com menos de 18, ou que atenda a todos os seguintes requisitos:

  • Esteja desempregado ou exerça atividade na condição de:

– Microempreendedores individuais (MEI);

– Contribuinte individual da Previdência Social;

– Trabalhador Informal.

  • Pertença à família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00).

Quem Não Tem Direito ao Auxílio

  • Quem tem emprego formal ativo;
  • Pertence à família com renda superior a três salários mínimos (R$ 3.135,00) ou cuja renda mensal por pessoa maior que meio salário mínimo (R$ 522,50);
  • Está recebendo Seguro Desemprego;
  • Está recebendo benefícios previdenciários, assistenciais ou vantagem de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família;
  • Recebeu rendimentos tributáveis acima do teto de R$ 28.559.70 em 2018, de acordo com declaração do Imposto de Renda.

Como Receber o Auxílio Emergencial

 

  • Desde que atenda às regras do Auxílio, quem já está cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico), ou recebe Bolsa Família, receberá o benefício automaticamente, sem precisar se cadastrar;
  • As pessoas que não estão cadastradas no Cadastro Único, mas que têm direito ao Auxílio, poderão se cadastrar no aplicativo ou site do Auxílio Emergencial;
  • O cadastro será analisado e o resultado da solicitação poderá ser acompanhado pelo próprio site ou aplicativo Auxílio Emergencial;
  • Assim que o pagamento for efetuado, o usuário pode acessar a sua Conta Poupança Social pelo aplicativo CAIXA TEM;
  • Os valores disponíveis nas contas digitais podem ser transferidos ou sacados, de acordo com o calendário de pagamentos;
  • Caso o cidadão tenha informado outra conta para crédito, ou tenha recebido a primeira parcela em conta que já existe na CAIXA ou Banco do Brasil, o crédito da segunda parcela será antecipado em conta poupança social aberta automaticamente, e os valores que não forem utilizados digitalmente serão creditados nessa conta de recebimento da primeira parcela, de acordo com o calendário de pagamentos.

Como Receber e Movimentar o Auxílio Emergencial no Aplicativo CAIXA Tem

Os créditos da segunda parcela foram disponibilizados em conta Poupança Social Digital CAIXA para todos que recebem o Auxílio Emergencial, mesmo para quem tinha recebido a primeira parcela em uma outra conta. O valor que foi disponibilizado na Poupança Social Digital CAIXA pode ser movimentado pelo aplicativo CAIXA Tem.

O recebimento é automático, possibilitando realizar pagamentos e compras com cartão de débito virtual, não há necessidade de ir até às agências.

Como Fazer Compras Pelo Aplicativo CAIXA Tem

 Auxílio Emergencial
Foto: Reprodução

Cartão de Débito Virtual

Como fazer compras com seu Cartão de Débito Virtual:

1- Acesse o aplicativo CAIXA Tem e selecione a opção “Cartão de Débito Virtual”;
2- Visualize seu cartão e, ao lado do “Código de Segurança”, clique em “Gerar”;
3- Esse código é válido apenas para uma compra ou por alguns minutos. Sendo necessário gerar um novo código a cada nova compra;
4- Copie o número do cartão no ícone ao lado dos números;
5- Com o número do cartão e o código de segurança você já pode fazer suas compras com total segurança.

Para saber mais como utilizar o Cartão de Débito Virtual pelo aplicativo CAIXA Tem, acesse.

Pagar na Maquininha

Você pode fazer compras no comércio, em estabelecimentos habilitados, pelo aplicativo CAIXA Tem, sem precisar sacar o dinheiro. Antes de sair de casa, lembre-se de ver se você tem saldo na conta. Olha só como é simples fazer isso:

1- Acesse o aplicativo CAIXA Tem e selecione a opção “Pagar na Maquininha”;
2- Automaticamente, a câmera do celular irá abrir. Aponte a câmera para o QR Code que foi gerado na maquininha do estabelecimento;
3- Em seguida, confira o valor da sua compra e o estabelecimento e clique em “Confirmar”. Somente será descontado o valor da compra no saldo total da conta.
4- Tudo certo! Sua compra foi feita!

É importante lembrar que o limite diário para compras com QR Code ou Cartão de Débito Virtual do CAIXA TEM é de até 10 (dez) transações ou R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais).

Para saber como fazer pagamentos na maquininha pelo aplicativo CAIXA Tem, acesse.

Como Sei se estou no Cadastro Único (CadÚnico)?

Descubra se você está no Cadastro Único, acessando https://auxilio.caixa.gov.br ou baixe o Aplicativo CAIXA Auxílio Emergencial.

Saiba Como Realizar o Cadastro no App CAIXA | Auxílio Emergencial.