Os carros combinam com a independência de transportes públicos e o conforto nos deslocamentos do indivíduo, mas não são todos os consumidores que têm o orçamento para comprar um carro zero. Por esta razão, nós preparamos este artigo para discutir como contratar financiamento de carro usado.

Este é um tema que gera curiosidade nas pessoas, uma vez que elas tendem a atribuir o financiamento apenas para a compra de carros novos. Para resolver esse problema, reunimos todas as informações relevantes sobre o assunto, incluindo a possibilidade de financiá-los, e como fazê-lo.

Leia Também>>> Financiamento de veículos CDC (crédito direto ao consumidor)

Contratar financiamento de carro usado
Foto:Reprodução

Saiba como contratar financiamento de carro usado

A primeira pergunta a ser eliminada é essa: “é possível contratar financiamento de carro usado?”. Sim, o financiamento é a forma mais popular no mercado interno, devido à flexibilidade no desempenho de uma variedade de bens e serviços. No entanto, antes de embarcar em um negócio, vale a pena conhecer o formato da aquisição.

O tradicional financiamento, Crédito Direto ao Consumidor (CDC), é basicamente uma transação de empréstimo. Para ilustrar o que falamos, aqui está uma lista de passos para esse modelo:

O interessado quer comprar um carro, mas ele não tem o valor para sua quitação imediata, então ele decide comprá-lo de forma financiada.

Nesse caso, o pagamento do carro é feito à vista para o comerciante, e o consumidor tem o veículo registrado em seu número de segurança social, mas a propriedade está vinculada a uma instituição financeira;

O financiamento do valor do veículo se torna um empréstimo a ser quitado com o banco. É por isso que este é meio deve ser bem planejado, já que toda a operação de tomada do empréstimo significa a obtenção de taxa de juros.

Devido a isso, há um fator mais importante: a taxa será sempre proporcional à duração do tempo e a quantidade de parcelas do empréstimo.

Alguns exemplos do que fazer ao Contratar financiamento de carro usado

  • R$ 20 mil num período de parcelamento de 24 meses = taxas mais baixas;
  • R$ 45 mil pelo período de 60 meses = taxas mais elevadas.

É por isso que deve-se analisar o custo-benefício para fazer um bom negócio. Na verdade, a maioria das instituições não permitem o pleno financiamento, ou seja, não financiam 100% do veículo, a não ser que se dê uma boa entrada e aquelas que financiam 100%, certamente irão cobrar muito caro por isso.

O Leasing, é o destaque do contrato de locação. Esta submodalidade segue o padrão de quitação do empréstimo. No entanto, é o empréstimo do veículo durante o período financiado. Em comparação com o CDC, as diferenças são:

  • A redução das taxas de juros e por isso as parcelas são mais baratas;
  • A incapacidade para antecipar as parcelas para acelerar a quitação;
  • O carro não fica em seu nome e sim no da instituição financeira gerando a impossibilidade da venda do veículo nos termos do acordo, porque ele só será seu após quitação do financiamento.

Leia Também>>> Financiamento de veículos Banco Bradesco

https://conseguiaqui.com.br/financiamento-de-veiculos-cdc-credito-direto-ao-consumidor/
Foto: Reprodução

Passo-a-passo para realizar o financiamento

Agora que você está familiarizado com os conceitos básicos do financiamento, vamos passar um pequeno tutorial. De modo que nada passe despercebido na hora que o consumidor for contratar o financiamento, separamos este miniguia em 6 etapas. Assim, nós podemos detalhar cada passo de uma maneira clara, fácil.

  • Primeira etapa

Procure o carro desejado e depois faça uma pesquisa pelas instituições financeiras que ofereçam o veículo ideal. Aproveite o tempo para procurar e comparar o máximo de instituições, lembramos que estamos falando de carro usado, mas o cuidado deve ser o mesmo, porque essa é a melhor maneira de evitar o arrependimento pós-compra e certificar-se de que fez a melhor escolha possível.

Para facilitar a sua pesquisa, recomendamos que filtre suas alternativas com o máximo de 10 anos de fabricação. Este é um requisito mínimo para muitas agências e muitos lugares para liberação do contrato de financiamento.

  • Segunda etapa

Considere agora o modelo de financiamento que deseja fazer, terá que ser decidido se será contratado na forma de CDC ou Leasing. Na maioria dos casos, é contratado o CDC que por ser mais contratado, está disponível em mais instituições, e principalmente por oferecer a posse imediata do carro.

  • Terceira etapa

Compare as condições que as financeiras oferecem. Essa é a hora de olhar para as especificações cada uma das empresas no mercado. Durante a pesquisa, deve-se focar em três questões:

  • O prazo para o pagamento;
  • O valor financiado;
  • A taxa de juros que será cobrada.

É importante que se faça estas perguntas para se eliminar as escolhas que são prejudiciais para o seu orçamento.

Como um exemplo, aqui está uma lista das condições de algumas das instituições bem conhecidas no mercado:

  • Banco do Brasil: Prazo para financiamento máximo de 60 meses, o valor máximo financiado de até 100%;
  • Bradesco: Prazo para financiamento máximo de 60 meses, o valor máximo financiado de até 70%;
  • Caixa Econômica Federal: Prazo para financiamento máximo de 60 meses, o valor máximo financiado é de 80%;
  • Banco Santander: Prazo para financiamento máximo de 60 meses, o valor máximo financiado de até 100%.

Não pontuamos aqui as taxas de juros, uma vez que elas variam de acordo com as especificações do contrato. Além dos bancos mencionados, procure por outras alternativas do mercado, tais como instituições financeiras, que são específicas para o setor de financiamentos.

Uma boa dica para conseguir as melhores tarifas: sabia que a instituição que você tiver conta bancária e tem movimentações bancárias por anos pode te conceder financiamento com juros mais baixos? Claro que isso depende do seu histórico junto ao banco, mas vale a consulta.

Leia Também>>> Financiamento de veículos CDC (crédito direto ao consumidor)

Contratar financiamento de carro usado
Foto: Reprodução

Veja as etapas seguintes

  • Quarta etapa 

Analise todos os cenários, reúna os valores dos encargos e todas as informações adquiridas, em seguida, calcule o seu orçamento e o compare com o período de contratação para ter certeza de não comprometer o seu orçamento com a aquisição desse bem.

No Banco Central do Brasil, existe um simulador virtual de páginas de instituições financeiras, que ajudará muito nessa etapa.

  • Quinta etapa

Obter documentos para iniciar a aquisição. O interessado precisa ter no momento da contratação, os documentos físicos e todos com xerox. Por esta razão, deve-se reunir em uma pasta:

  • Número de segurança social;
  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência.

 

  • Sexta etapa

Faça o financiamento. Aqui chegamos ao fim do processo, agora é contratar, pegar o carro e sair para comemorar esta nova etapa.

Leia Também>>> Empréstimo Consignado para Aposentados e Pensionistas do INSS na CREDITEI

Contratar financiamento de carro usado
Foto: Reprodução

Conclusão sobre como contratar financiamento de carro usado

Uma coisa importante: Lembre-se que este tutorial foi criado para simplificar este procedimento para os consumidores que nunca contrataram um financiamento. Mas sempre é importante que se planeje uma aquisição que comprometerá a renda por tanto tempo, reconhecendo também os custos paralelos que terá além, como as parcelas do financiamento, incluir também um bom seguro, suprimentos, manutenção, e assim por diante.

Na verdade, o objetivo final é comprar um carro para facilitar a sua vida diária, sem nenhum custo a mais. Assim, acreditamos que a compra de usados é uma das melhores opções disponíveis no mercado. Afinal, esses veículos já passaram pelo bruto da depreciação e se bem conservados, têm a durabilidade e habilidades que fazem valer o investimento.

OBS: No site do  Reclame Aqui você poderá abrir uma reclamação caso em alguma negociação de financiamento, se sentir enganado

Leia Também>>>  Financiamento de veículos CDC (crédito direto ao consumidor)

Leave a comment