Administrar uma empresa é uma tarefa que exige muita responsabilidade e estratégia. Confira estas cinco dicas para ser um bom gestor e atualize a forma de liderar sua empresa.
Conseguir executar um papel de liderança orientando e alcançando resultados, além de manter uma equipe de trabalho focada, é uma tarefa desafiadora, mas também não é impossível.
Na busca de atingir um bom patamar na função, algumas atitudes e bons hábitos devem ser seguidos por quem trabalha e procura entender no dia a dia como ser um bom gestor financeiro.
Isto porquê é um cargo que acarreta uma série de importantes responsabilidades para a execução das demais tarefas da organização.
Por exemplo, entre elas, a prestação de contas dos demais departamentos para os gestores e a criação de um planejamento financeiro estratégico, de forma a potencializar lucros e manter a empresa funcionando adequadamente.
Ainda dentro do quadro de funções, podemos incluir a análise contábil e de crédito, a avaliação das necessidades de financiamentos e empréstimos, a previsão de momentos sutis e a capacidade de apontar o momento de investimento mais seguro e adequado.
Claro, também inclui o monitoramento do fluxo de caixa, faturas, capital de giro, avaliação da manutenção de estoques e o controle do crescimento saudável da empresa etc.
Portanto, é possível perceber que por se tratar de um cargo muito estratégico e relacionado a todos os setores, o profissional responsável por esta função deve ter habilidades muito competentes, analíticas e demais qualidades inerentes à função. Para saber mais sobre como ser um bom gestor financeiro, continue a leitura.
1- Desenvolver a Capacidade de Análise
Além de conseguir realizar um trabalho que possa cumprir com as obrigações da função para a qual foi contratado, um bom gestor é aquele que tem um raciocínio e uma posição crítica, possibilitando analisar e resolver problemas de maneira eficiente e definitiva.
Ao refletir sobre o contexto da organização e as dificuldades que ela enfrenta, a pessoa que consegue ver a verdadeira relação entre causa e efeito tem maior potencial para resolver problemas técnicos de forma mais rápida e eficaz.
À medida que as operações se tornam mais complexas e envolvem mais variáveis, as capacidades analíticas também devem ser mais presentes entre os profissionais da área financeira.
Um raciocínio orientado a identificar corretamente que outputs (saídas) devem ser colhidos de cada processo pode ajudar a empresa a melhorar suas rotinas.
Esse tipo de raciocínio levará a ação do profissional pela busca da melhoria de processos, maior ganho de lucro e uma postura de exemplo para demais pares e liderados.
Um exemplo importante disso está relacionado com a decisão de investimentos em novos produtos. Se o gestor financeiro analisar incorretamente, antecipando esse momento, poderá comprometer como um todo o crescimento financeiro.
2- Tomar Decisões Com Base em Dados
Depois de algumas experiências acumuladas, as decisões tomadas por alguns gerentes não são baseadas em números reais. Embora haja muita informação disponível dentro das empresas, nem todos os profissionais estão aproveitando ao máximo esse potencial.
Este é um problema sério, pois embora a experiência possa guiar algumas mentes mais bem preparadas, qualquer ação precisa ser confirmada por dados consistentes.
Na maioria dos casos, as pessoas que passaram por situações semelhantes, algumas vezes acabam percebendo algum tipo de reconhecimento de padrão, ainda que de uma forma inconsciente.
Estamos em um período em que a quantidade de informação nas empresas é bastante ampla e, portanto, o melhor é ter bases atualizadas e consistentes para guiar o processo de decisão.
Um bom gestor financeiro utilizará ferramentas importantes, que serão capazes de oferecer esses dados de forma consistente, tais como softwares de gestão, planilhas automatizadas, etc.
3- Manter o Foco no Lucro
Em meio a uma série de tarefas que se amontoam e fazem com que o tempo de trabalho pareça diminuir a cada dia diante de tantas responsabilidades, não se deve perder nunca a referência daquilo que gera lucros para a empresa.
Logicamente, em maior ou menor grau, todas as atividades realizadas dentro de um negócio afetam o lucro, mas algumas delas são as que conseguem contribuir de maneira mais sensível para os bons resultados.
Evitando burocracias que encarecem a rotina produtiva da organização e o gasto de recursos físicos, tecnológicos ou humanos, um bom gestor financeiro mantém a empresa no caminho certo, priorizando sempre a lucratividade.
Priorizar é a palavra-chave. Escolher as questões a serem resolvidas prioritariamente é optar por aquelas que estão diretamente ligadas à rentabilidade da empresa.
Deve-se lembrar o cuidado de realizar essa função de forma estratégica ao pensar em aumentar a margem de lucro. Isto porquê algumas atitudes podem de fato trazer um resultado rápido, mas não de forma sustentável, resultando em mais problemas ao longo prazo do que soluções.
4- Conhecer Outras Áreas da Empresa
Ao ter que assumir responsabilidades que afetam como um todo o conjunto de departamentos e áreas que compõem o sistema produtivo, os responsáveis pelo controle e boa gestão financeira precisam conhecer mais do que apenas o seu setor.
Para ter condições de tomar decisões mais acertadas e alinhadas com os objetivos da empresa, o gestor financeiro de alto nível conhece os outros setores e como eles funcionam, pelo menos de uma maneira razoável.
Assim, terá como ajudar a criar e promover a manutenção de políticas administrativas que gerem impactos positivos de maneira ampla e estratégica, indo além das preocupações meramente operacionais.
Sendo assim, é importante que um bom gestor financeiro esteja capaz de conversar com os responsáveis pelos demais departamentos, e dedique-se a estudar minimamente quais são as principais questões de cada um deles, de forma a compreender melhor suas demandas e necessidades.
Um exemplo que explica bem essa questão é: em caso de remanejamento de verba entre setores, se o gestor financeiro não souber adequadamente a necessidade de cada um deles, poderá comprometer seriamente o seu funcionamento. dessa forma, pode-se prejudicar toda a cadeia produtiva.
5- Manter-se atualizado
Com um mercado que se torna cada dia mais competitivo e disputado, o espaço para pessoas que não se atualizam decresce muito rápido.
Novas técnicas ou reestruturações de metodologias surgem constantemente e devem ser conhecidas para que se possa avaliar o que pode ser eficiente para a empresa.
Desde funcionários da limpeza à alta diretoria, a necessidade por uma capacitação contínua não poupa ninguém.
Por esse motivo, a procura por fontes de conhecimento e até cursos que ajudem no aprimoramento de profissionais não podem ser deixados de lado como segundo plano.
Foi-se o tempo em que bastava somente conseguir comprovar habilidades para adquirir o cargo. Hoje em dia, esse desafio é diário e não deixa muita margem para os mais lentos ou desatentos.
Alta demanda, maior geração de dados, público e mercados mais exigentes não permitem falhas. Com isso em mente, é essencial que você, como gestor financeiro, saiba fazer o melhor possível com maior rapidez. Isso é possível com o conhecimento de novas ferramentas, por meio de atualizações constantes.
Leia também: Principais Funções Do Gestor Financeiro