Vender o carro é uma tarefa relativamente simples nos dias de hoje. Afinal, o que não faltam são portais, plataformas digitais e outros meios de anunciar seu automóvel. Mas para fazer um bom negócio, não adianta ser mais um na multidão.
Autos Segredos elaborou um passo a passo com dicas básicas para vender seu carro melhor e mais rápido. São orientações desde como apresentar o automóvel ao vivo ou em fotos, até a descrição do anúncio e o preço pedido.
1- Sempre um brinco
Ao contrário do que dizia aquele comercial de refrigerante, imagem é tudo. A primeira providência é deixar o carro bem apresentável por dentro e por fora. Vale investir em um polimento para revitalizar a pintura e deixar a carroceria com aquele brilho bacana.
O pretinho nos pneus também causa boa impressão, assim como as lentes dos faróis e partes cromadas bem limpas. Por dentro, veja se não há manchas nos revestimentos dos bancos, do teto ou dos painéis.
Importante manter o carro sempre limpo por fora e aspirado por dentro. Além de demonstrar que você é cuidadoso, nunca se sabe a que horas algum interessado vai querer ver o veículo ao vivo.
Se a lataria tiver mossas, arranhões e pequenos amassados, considere fazer um serviço do tipo martelinho de ouro.
2- Sessão de fotos
Aproveite um dia bonito e faça várias fotos de diferentes ângulos. Se fizer sol, prefira as primeiras horas da manhã ou o fim de tarde para a luz não ficar tão dura e a lataria ficar cheia de reflexos. O período entre 10h e 14h também é ruim porque o sol a pino favorece o surgimento de sombras muito escuras nas imagens.
Escolha um lugar bem iluminado e com um fundo bonito para fazer as fotos. Nada de terrenos baldios, garagens escuras, galpões velhos ou estacionamentos cheios de carros. Evite também locais mal cuidados, com grama alta, lixo ao redor ou cheio de postes e fios feios atrás.
Antes de começar as fotos, configure a câmera do seu smartphone para resolução média ou alta. Faça imagens na horizontal do carro de frente, frente ¾, perfil, traseira ¾ e traseira – sempre a favor do sol, nunca em contra-luz. Na cabine, uma imagem aberta do painel e outras dos bancos.
Faça, ainda, fotos de equipamentos valorizados, como rodas de liga-leve, itens de alumínio, couro e central multimídia. E não esqueça de registrar o compartimento do motor, se o mesmo estiver limpo.
3- O anúncio
Não poupe nas informações relevantes na hora de descrever o carro para vender, o que não significa que você tenha de desenvolver uma tese de mestrado. Seja objetivo e claro, a começar pelo título com todas as informações básicas: ano, versão, motor e câmbio.
Vale destacar no título a quilometragem, caso ela seja baixa. Lembre que o brasileiro roda, em média, entre 10 mil e 12 mil km por ano.
No descritivo do anúncio, os principais equipamentos devem ser valorizados. Ar-condicionado (explique se digital ou automático), central multimídia (tamanho da tela e funcionalidades), controles de estabilidade e tração, número de airbags, rodas de liga leve (tamanho do aro), sensores de estacionamento e câmera de ré são exemplos.
Fique atento aos diferenciais que o seu carro possa ter. Ainda é um seminovo na garantia de fábrica? Vale ressaltar. O carro tem oito anos mas só teve único dono? Informe isso também. O mesmo vale para motor turbo e carros de 7 lugares, por exemplo.
4- Manutenção em dia
Imagem é tudo, mas é preciso cuidar do que está por baixo daquela carroceria brilhando. Para vender bem e rápido um carro é preciso que ele esteja em perfeito funcionamento e com a manutenção em dia.
Faça revisões preventivas e regulares. Tenha consigo notas fiscais e recibos de todos os serviços de manutenção que você fez no veículo, assim como o manual do veículo com os registros e carimbos das revisões obrigatórias.
5- Documentação em ordem
Ter os documentos do veículo organizados também vão te ajudar a vender o carro de forma rápida. Compradores não gostam de fazer negócio que envolvam automóveis com documentação atrasada ou em falta. Tenha também todos os impostos pagos em dia e, se possível, deixe quitadas as multas que estavam em aberto.
6- Seja transparente
Não minta no anúncio ou para a pessoa interessada. Se você não quiser – ou não tiver dinheiro – para fazer algum reparo ou conserto, é preferível informar ao potencial comprador o que precisa ser feito no carro: seja um amortecedor, freio ou embreagem.
Vale ser transparente também em relação a problemas na documentação ou com IPVA. Até porque a pessoa tem vários meios de pesquisar se há algum problema em relação ao veículo.
7- Que preço eu coloco para vender meu carro rápido?
Tabelas como as da Fipe e Molicar são apenas referência. Não quer dizer que você vai conseguir vender o seu carro por aquele valor. Porém, servem para se ter uma base de quanto cobrar.
É preciso por no preço do carro também aqueles diferenciais que a gente falou lá atrás. Acessórios e equipamentos importantes, estado de conservação, pneus novos e até baixa quilometragem valorizam o automóvel.
Por isso, monitore semanalmente os preços praticados em outros anúncios de carros similares ao seu em ano, versão e estado de conservação. Pesquise nos principais sites e aplicativos de compra e venda de veículos.
Feito isso, coloque um preço um pouco acima do que você acha condizente para vender o carro. Essa gordurinha serve para uma margem de negociação que é quase inevitável em uma transação com automóveis.
8- Onde vou vender meu carro?
Existem sites mais famosos e outros mais populares onde é possível vender seu carro de forma rápida. Geralmente, anúncios pagos ganham mais destaque nos portais e outras plataformas digitais. De qualquer forma, pesquise sobre a reputação daquele canal para anunciar o seu veículo, com outros usuários ou até donos de agências.