Empreender em tempos de crise é um desafio para qualquer corporação em geral, e diversos fatores podem dificultar a gestão de um empreendimento. Todavia, uma dificuldade da grande maioria é o descumprimento da concessão de crédito.
Por essa razão, toda organização deve tomar alguns cuidados e ter muita atenção na concessão de crédito para evitar futuros problemas de finanças.
Para melhorar o desempenho na recuperação de dívidas no eu negócio, iremos recomendar algumas tarefas que farão com que o índice de inadimplência diminua.
Procure Por Informações Sobre Os Clientes
Quanto mais informações úteis você tiver a respeito do cliente que solicita o crédito, melhor poderá avaliar a probabilidade dele efetivar os pagamentos.
Para isto, as informações devem vir de fontes variadas. Você pode consultar com o gerente do seu próprio banco informações que possam desaprovar um cliente.
No caso das corporações, avalie o Imposto de Renda declarado, os documentos que atestem a lucratividade e índices de liquidez disponibilizados, verificando sempre a autenticidade destes documentos.
Sempre peça ao cliente que fornecer algumas informações diretamente, como documentos de identidade, comprovante de endereço e número de telefone.
Você deve produzir um formulário padrão para preenchimento do cliente como uma condição à concessão de crédito.
Nele, dentre outras informações, pode-se reservar uma parte para indicação de contatos dos principais fornecedores e de pessoas que são capazes de fornecer recomendações sobre o cliente.
Lembre-se que para a capacidade do novo procedimento de concessão de crédito é fundamental que o time da área comercial esteja ciente da real situação dos clientes e devedores.
Desta maneira, é necessária existir coordenação das informações para evitar concessões com grande potencial de inadimplência.
Uma forma de vender com mais segurança é relacionar as comissões de vendedores aos valores recebidos, e não ao faturamento calculado.
É essencial criar uma tabela com os limites de crédito para cada organização. Portanto, depois da avaliação do cliente, é possível, com base nas informações apresentadas, o gestor financeiro oferecer crédito coerente com o que o cliente pode pagar.
Exija Garantias
Se no caso de não pagamento da dívida, o equilíbrio de finanças do seu negócio possa ser colocado em risco, você deve exigir uma maneira de garantia do pagamento. As maneiras mais confiáveis de assegurar o pagamento são as garantia bancária e fiador.
Se o cliente consegue uma garantia bancária ou um fiador, é um ótimo indicador de que ele tem intenção de pagar a dívida.
E no caso de descumprimento, a responsabilidade de pagar a dívida é de quem deu a garantia, por esse motivo, tanto o fiador quanto o banco serão criteriosos na hora de conceder o benefício.
No caso do fiador, sua garantia somente é válida se ele possuir bens que possam garantir o pagamento da dívida. Nunca conceda crédito a um cliente se você suspeitar que ele contratou um “fiador profissional”, logo, sempre procure uma ligação entre os dois.
A melhor forma de garantir a autenticidade do fiador é exigindo comprovação de posse de imóvel, de preferência no mesmo município ou estado em que sua corporação esta.
As certidões de posse devem ser fornecidas pelo fiador e analisadas pela companhia. Tal posse é uma maneira de garantir e facilitar a execução dos bens caso seja preciso.
Já as garantias bancárias só devem ser aceitas caso o banco fornecedor seja de confiança. Elas devem ser confirmadas pelo banco emissor e o documento original deve ser guardado em total segurança.
Já as garantias bancárias só devem ser aceitas se o banco fornecedor for de confiança. Deve ser confirmado pelo banco emissor, e o documento original deve ser devidamente guardado em total segurança.
As garantias são chamadas “First Demand”, em português “Primeira Demanda” devem ter preferência, pois evitam que os devedores bloqueiem os pagamentos bancários. Portanto, se a garantia necessitar ser executada, o banco terá que pagar a dívida imediatamente.
Há outras maneiras de garantia, como penhoras e hipotecas. Todavia, elas dificilmente oferecem a mesma segurança que um fiador ou garantias bancárias.
Desta forma, ao aceitar outros tipos de garantia, assegure a existência e situação dos bens declarados, bem como a viabilidade de ressarcimento da dívida pela garantia apresentada.
Verifique As Informações
Para reduzir as perdas causadas pelo descumprimento você necessitará controlar a evolução da situação de dívidas e recebimentos.
Além do mais, quando constatado um atraso é preciso tomar imediatamente as medidas cabíveis para que se tenham melhores chances de que a dívida seja paga.
Logo, produza uma planilha que indique para cada cliente o total da dívida, o valor já vencido, o valor ainda não vencido e os classifique em momentos com intervalos quinzenais ou mensais.
Esta é uma das formas de gerenciar a gestão dos custos de dívidas e atualizar constantemente as informações para que seja possível fazer projeções e manter o controle sobre os vencimentos a receber.
É recomendável que a companhia tenha, a depender do seu tamanho e propósitos, um ou mais empregados responsáveis pela atualização e a análise constante desta planilha.
Com as informações inteligentemente organizadas, logo que for constatado um atraso de pagamento, será mais fácil contatar o devedor e propor um novo plano para liquidar a dívida.
Nestes casos, o devedor deve ser orientado a enviar uma solicitação de novo prazo para o pagamento, a razão do atraso e definir uma nova data.
Tente nesta oportunidade adquirir um cheque pré-datado. Ou, se o cliente não tiver condições de quitar a dívida em somente um pagamento, negocie condições de parcelar este novo plano de liquidação.
Porém, desta vez, considere a cobrança de juros e informe a área comercial da situação.
Não Hesite Em Fazer
No caso de sinais de que o cliente não tem intenção de pagar a dívida ou de contínuo descompromisso com as condições estabelecidas, você deve trabalhar o mais rápido possível. Do contrário, as chances de receber os vencimentos vão cair muito rápido.
Portanto, é necessário que se produza um plano de ação fundamentado em fases de cobrança e prazos pré-definidos para se por em prática assim que um atraso se tornar preocupante.
Você pode começar com avisos por meio de cartas e mensagens, dando uma data limite para o pagamento e passar para atitudes como corte de fornecimento, contatar o banco ou fiador, acionar advogados, e por fim medidas judiciais.
Mas, devemos lembrar que o melhor jeito para garantir o recebimento é sempre tentar chegar a um acordo.
Como já sabemos, muitas vezes um acordo, por mais que não seja a maneira justa de resolver uma situação de descumprimento, é menos custoso do que arcar com um longo processo, além de ser uma forma de assegurar o pagamento de ao menos uma parte da dívida.
Conduzindo de maneira harmoniosa as tarefas descritas, sua corporação terá muito mais segurança e melhores resultados na gestão financeira, reduzindo a inadimplência e, possivelmente, aumentando a lucratividade.
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