A concessão de crédito é a operação mais tradicional nos bancos e financeiras e portanto está sujeita a grandes riscos de inadimplência, afinal nenhum banco quer conceder crédito para um cliente que depois não vá pagar.
Se você não tem à disposição o dinheiro suficiente para comprar um carro à vista, o financiamento é uma alternativa. É bem comum surgirem algumas dúvidas na hora de financiar a compra ou a troca de um veículo. Mas você sabe o que deve levar em consideração antes de tomar essa decisão? Como financiar um carro? O que é necessário para financiar um carro?
Portanto, em todas as solicitações de crédito para financiar um carro, o banco solicita uma série de documentos, que permitem a avaliação do perfil do cliente, suas condições financeiras, qual patrimônio possui, seu fluxo de caixa, nível de endividamento, garantias, patrimônio, capacidade de pagamento e experiências anteriores de crédito, entre outros.
Documentos necessários para financiar um veículo
RG e CPF em situação regular na Receita Federal
Comprovantes de residência
Comprovantes de renda
DUT ou nota fiscal do veículo
Comprovante do DETRAN (disponível na internet) que mostre a inexistência de débitos do carro (IPVA, multas e seguro)
De posse destes documentos a instituição financeira avalia o perfil do cliente e, se aprovada, define o valor e a forma de pagamento do financiamento.
Atualmente o prazo máximo para financiar um carro varia de 48 até 60 meses, dependendo do banco.
Ao solicitar um financiamento seja para carros novos ou usados, você precisará fornecer várias informações como, documentos e provas de identificação à empresa financeira, para que eles possam avaliar e comprovar que você tem condições de pagar e arcar com o financiamento solicitado. Além disso, eles acessarão as informações sobre você, e verificarão as referências de emprego fornecidas por você.