Antes de comprar um carro elétrico, é necessário realizar a observação de vários pontos, como a manutenção do veículo.
O carro elétrico parece um brinquedo com mais de oitocentas peças quando se trata de manutenção e, essas é uma das diferenças entre um veículo a combustão e um elétrico.
Uma das principais características dos carros que não usam combustível, e é claro que é esse: a manutenção do carro elétrico é muito mais simples, começando pela concepção do automóvel.
O EV (electric vehicle, traduzindo para o português, veículo elétrico) possui de 10 a 15 porcento dos componentes de uma versão a combustão comum. Desse modo, se o seu Renault Kwid conta com umas quatrocentas peças mecânicas, e o modelo elétrico da marca tem umas cinquentas peças, por exemplo.
E isso compromete o gasto imediato. Algumas pessoas dizem que um veículo elétrico pode ser até 80% mais barato em manter do que um modelo de combustão.
Cinco pontos da manutenção do carro elétrico
1- Os freios
Um dos sistemas que nem chega a ser tão simples, mas é o que menos desgasta são os freios. Quando tira o pé do acelerador, o veículo elétrico já conta com uma desaceleração potente e, discos e pastilhas não são tão exigidos.
Além de que, a funcionalidade “e-pedal” e “B” que auxílio estas desacelerações para alimentar as baterias podem conservar mais ainda os equipamentos do conjunto dos freios, principalmente em decidas de serras.
No entanto, os freios do carro elétrico também precisam de checagem e de troca de fluido a cada vinte mil quilômetros percorridos, em média. A validade muda de acordo com o plano de manutenção do carro elétrico estabelecido pelo fabricante.
Agora, para a troca das pastilhas, geralmente, se dá o prazo maior que os trinta mil ou quarenta mim quilômetros percorridos em carros a combustão.
2- O que esquecemos na manutenção de um carro elétrico
Por se tratar de um veículo que tem um mecanismo que não usa combustível e dispensa combustão interna, acaba se livrando de diversos itens. Para iniciar, o motor não necessita de lubrificante, logo não tem a bomba, o cárter e o filtro de óleo.
As velas de ignição também não são necessárias, porque você não precisa de centelha para realizar a explosão da mistura de ar com combustível. E o carro elétrico não conta com mangueiras, filtro e bomba. Bielas, corrente ou correia, virabrequim são outras coisas que não tem.
3- O conjunto elétrico do carro
O conjunto elétrico do EV também precisa de manutenção. Porém, a manutenção dessa parte do veículo tem que ser realizada por oficinas qualificadas e por profissionais, com equipamentos adequado.
Como o mercado de carros elétricos ainda está no início, as concessionarias, mesmo que depois do prazo de garantia, são os melhores lugares para que a revisão seja feita.
É incluído na inspeção a vistoria do bocal de carregamento do motor e a vistoria das portas, e dos rotores também. E ainda é realizado um diagnóstico para ver o estado e a utilização da bateria. E vale ressaltar que as montadoras normalmente despõem de uma garantia de oito anos para essas peças.
Porém, isso não que significa que depois desse período as baterias podem parar de trabalhar. Esse é um prazo que o fabricante estabelece para que as baterias entregue toda a sua capacidade.
De qualquer jeito, estudos informam que as baterias de carros elétricos geralmente perdem entre dois a quatro porcento das suas propriedades originais ao decorrer de cada ano. Sendo assim, com o passar do tempo, a bateria vai perdendo o poder de autonomia e precisar de um tempo maior parar recarregar.
4- Um conjunto mais simples
Quando se trata de sistema específico, os carros elétricos possuem muitos benefícios na hora da manutenção. A transmissão é um desses benefícios. Se em automóveis movido a combustível, o câmbio conta com diversas engrenagens, em um EV a caixa é ligada diretamente ao diferencial do veículo.
Por essa razão as respostas ao pedal do acelerador são tão rápidas em um veículo elétrico. Não tem a necessidade de aumentar as rotações do motor e desse modo se consegue o toque “instantâneo” que geralmente serve de referência para os escribas quando falam das versões sem propulsor a combustão comum.
Em todo o caso, o carro elétrico é cheio de caixa de redução, que precisa de lubrificante. Normalmente, o fluido tem que ser trocado a cada vinte mil ou trinta mil quilômetros percorridos, como previsto pelo fabricante do veículo.
5- O filtro, os amortecedores e a inspeção
A manutenção da suspensão continua sendo igual aos veículos como motores a diesel, gasolina ou flex. Os equipamentos do conjunto têm que ser revisados a cada dez mil quilômetros, no entanto, a vida útil dos componentes podem mudar de acordo com o uso do automóvel, como os amortecedores.
Agora o filtrado ar condicionado ainda segue o mesmo intervalo das versões movidas a combustível. Precisam ser trocados a cada vinte mil quilômetros, porém se você dirige bastante por estradas de terra, engarrafamentos ou túneis, é melhor realizar a manutenção da peça a cada dez mil quilômetros percorridos.
Além do que, a manutenção do carro elétrico prevista pela maior parte dos fabricantes prevê a revisão de muitos outros equipamentos do automóvel. Os trincos, fechaduras, borrachas de vedação, dobradiças, palhetas dos limpadores e dentre outros, são inspecionados nas vistorias obrigatórias.
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