Manutenção do carro elétrico

Antes de comprar um carro elétrico, é necessário realizar a observação de vários pontos, como a manutenção do veículo.

O carro elétrico parece um brinquedo com mais de oitocentas peças quando se trata de manutenção e, essas é uma das diferenças entre um veículo a combustão e um elétrico.

Uma das principais características dos carros que não usam combustível, e é claro que é esse: a manutenção do carro elétrico é muito mais simples, começando pela concepção do automóvel.

O EV (electric vehicle, traduzindo para o português, veículo elétrico) possui de 10 a 15 porcento dos componentes de uma versão a combustão comum. Desse modo, se o seu Renault Kwid conta com umas quatrocentas peças mecânicas, e o modelo elétrico da marca tem umas cinquentas peças, por exemplo.

E isso compromete o gasto imediato. Algumas pessoas dizem que um veículo elétrico pode ser até 80% mais barato em manter do que um modelo de combustão.

Cinco pontos da manutenção do carro elétrico

1- Os freios

Um dos sistemas que nem chega a ser tão simples, mas é o que menos desgasta são os freios. Quando tira o pé do acelerador, o veículo elétrico já conta com uma desaceleração potente e, discos e pastilhas não são tão exigidos.

Além de que, a funcionalidade “e-pedal” e “B” que auxílio estas desacelerações para alimentar as baterias podem conservar mais ainda os equipamentos do conjunto dos freios, principalmente em decidas de serras.

Manutenção do carro elétrico
Foto: Reprodução.

No entanto, os freios do carro elétrico também precisam de checagem e de troca de fluido a cada vinte mil quilômetros percorridos, em média. A validade muda de acordo com o plano de manutenção do carro elétrico estabelecido pelo fabricante.

Agora, para a troca das pastilhas, geralmente, se dá o prazo maior que os trinta mil ou quarenta mim quilômetros percorridos em carros a combustão.

2- O que esquecemos na manutenção de um carro elétrico

Por se tratar de um veículo que tem um mecanismo que não usa combustível e dispensa combustão interna, acaba se livrando de diversos itens. Para iniciar, o motor não necessita de lubrificante, logo não tem a bomba, o cárter e o filtro de óleo.

As velas de ignição também não são necessárias, porque você não precisa de centelha para realizar a explosão da mistura de ar com combustível. E o carro elétrico não conta com mangueiras, filtro e bomba. Bielas, corrente ou correia, virabrequim são outras coisas que não tem.

3- O conjunto elétrico do carro

O conjunto elétrico do EV também precisa de manutenção. Porém, a manutenção dessa parte do veículo tem que ser realizada por oficinas qualificadas e por profissionais, com equipamentos adequado.

Como o mercado de carros elétricos ainda está no início, as concessionarias, mesmo que depois do prazo de garantia, são os melhores lugares para que a revisão seja feita.

É incluído na inspeção a vistoria do bocal de carregamento do motor e a vistoria das portas, e dos rotores também. E ainda é realizado um diagnóstico para ver o estado e a utilização da bateria. E vale ressaltar que as montadoras normalmente despõem de uma garantia de oito anos para essas peças.

Foto: Reprodução. Manutenção do carro elétrico.

Porém, isso não que significa que depois desse período as baterias podem parar de trabalhar. Esse é um prazo que o fabricante estabelece para que as baterias entregue toda a sua capacidade.

De qualquer jeito, estudos informam que as baterias de carros elétricos geralmente perdem entre dois a quatro porcento das suas propriedades originais ao decorrer de cada ano. Sendo assim, com o passar do tempo, a bateria vai perdendo o poder de autonomia e precisar de um tempo maior parar recarregar.

4- Um conjunto mais simples

Quando se trata de sistema específico, os carros elétricos possuem muitos benefícios na hora da manutenção. A transmissão é um desses benefícios. Se em automóveis movido a combustível, o câmbio conta com diversas engrenagens, em um EV a caixa é ligada diretamente ao diferencial do veículo.

Por essa razão as respostas ao pedal do acelerador são tão rápidas em um veículo elétrico. Não tem a necessidade de aumentar as rotações do motor e desse modo se consegue o toque “instantâneo” que geralmente serve de referência para os escribas quando falam das versões sem propulsor a combustão comum.

Em todo o caso, o carro elétrico é cheio de caixa de redução, que precisa de lubrificante. Normalmente, o fluido tem que ser trocado a cada vinte mil ou trinta mil quilômetros percorridos, como previsto pelo fabricante do veículo.

5- O filtro, os amortecedores e a inspeção

A manutenção da suspensão continua sendo igual aos veículos como motores a diesel, gasolina ou flex. Os equipamentos do conjunto têm que ser revisados a cada dez mil quilômetros, no entanto, a vida útil dos componentes podem mudar de acordo com o uso do automóvel, como os amortecedores.

Manutenção do carro elétrico
Foto: Reprodução.

Agora o filtrado ar condicionado ainda segue o mesmo intervalo das versões movidas a combustível. Precisam ser trocados a cada vinte mil quilômetros, porém se você dirige bastante por estradas de terra, engarrafamentos ou túneis, é melhor realizar a manutenção da peça a cada dez mil quilômetros percorridos.

Além do que, a manutenção do carro elétrico prevista pela maior parte dos fabricantes prevê a revisão de muitos outros equipamentos do automóvel. Os trincos, fechaduras, borrachas de vedação, dobradiças, palhetas dos limpadores e dentre outros, são inspecionados nas vistorias obrigatórias.

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