Tem gente que gosta de passar aquela imagem de jipeiro. Para esse consumidor, existem os inevitáveis SUVs, porém, por outro lado, as versões aventureiras que se tornam opções mais acessíveis. E tais dúvidas podem ocorrer dentro de uma mesma marca. É o caso dos Fiat Argo Trekking e Fiat Pulse Drive.
De um lado, o hatch com apliques aventureiros, modelo mais completo da linha e com altura maior do solo que o restante da linha. Do outro, o SUV compacto derivado da mesma base, na carroceria que todo mundo quer. Veja onde cada um se sai melhor.
Versões escolhidas e preços
Vamos comparar os modelos com o mesmo conjunto mecânico, motor 1.3 Firefly aspirado e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas. O Argo selecionado é o da opção Trekking AT, versão topo de linha que começa em R$ 96.990.
Já o Pulse é o Drive AT, variante a mais barata do SUV com a transmissão continuamente variável. O modelo tem preço inicial de R$ 105.990, ou seja, é R$ 9 mil mais caro que o hatch companheiro de plataforma e de concessionária.
Desempenho
Os dois usam o mesmo powertrain e com números iguais de potência e torque. São 107 cv com etanol e 98 cv com gasolina, e respectivos 13,7 kgfm a 4.000 rpm e 13,2 kgfm a 4.250 rpm. O desempenho é bem parecido, mas há diferenças justamente no acerto da transmissão CVT.
O câmbio automático é de relações infinitas, contudo percebe-se uma calibragem mais longa no crossover. Em suma, em velocidade de cruzeiro de 100 km/h, o ponteiro do conta-giros do Pulse fica abaixo das 2.800 rpm, enquanto o do Argo Trekking passa das 3 mil rotações.
Com isso, o desempenho do hatch aparenta ser um pouco mais esperto, principalmente nas arrancadas até médios giros. Mas só aparenta. Nos números divulgados pela Fiat, o SUV é discretamente mais rápido. Veja o 0 a 100 km/h do Argo Trekking e do Pulse Drive:
Argo Trekking: 11,8 segundos (etanol) e 12,8 segundos (gasolina)
Pulse Drive: 11,4 segundos (etanol) e 12,2 segundos (gasolina)
Consumo
No consumo, o crossover se sai melhor. Apesar de pouco mais pesado (1.187 kg, 17 kg a mais que o hatch) e teoricamente menos favorável dinamicamente devido ao capô mais elevado, o Pulse se mostra mais eficiente que o Argo.
Argo Trekking
Urbano: 8,9 km/l (etanol) / 12,7 km/l (gasolina)
Estrada: 10,1 km/l (etanol) / 13,9 km/l (gasolina)
Pulse Drive
Ciclo urbano: 9,2 km/l (etanol) / 12,9 km/l (gasolina)
Ciclo estrada: 10,4 km/l (etanol) / 14,3 km/l (gasolina)
Dirigibilidade
O Pulse tem uma posição de dirigir mais alta. Não pela altura do solo, com 18,8 cm e diferença de míseros 4 mm. O banco por si só é bem mais elevado para reforçar a sensação de se estar em um utilitário esportivo.
Se o vão livre do chão é maior no Pulse Drive, na frieza dos números o Argo Trekking teria maiores capacidades off-road do que o SUV. São 21° de ângulo de entrada e 33º, de saída no hatch, contra respectivos 20,3° e 31,4° do crossover.
O volante é exatamente o mesmo, grandão para um compacto, de pegada ruim e sem ajuste de profundidade. Apesar do painel frontal também mais alto, a ergonomia no Pulse é um pouco melhor resolvida, com o console central onde está a manopla do câmbio e o comando do ar-condicionado sutilmente mais voltado para o motorista.
No comportamento dinâmico, o Argo é mais interessante. Parece mais grudado no chão e a carroceria torce menos nas curvas. A visibilidade do hatch também é melhor, especialmente na frente (com o capô para baixo) e na traseira (o vidro é maior).
Conforto
O espaço para motorista é basicamente o mesmo e aqui vai do gosto do freguês. O Argo tem a posição mais baixinha, que transmite pegada um pouco mais “esportiva” ao condutor. O espaço para pernas e joelhos é bom para o segmento de compactos, e praticamente idêntico ao do Pulse.
O SUV tem apenas 1 cm a mais de entre-eixos (2,53 m no total), o que não significa nada no banco traseiro. Lá o espaço para joelhos e pernas é justo, sem folgas, mas a sensação de amplitude para as cabeças é maior no Pulse.
O Pulse Drive também é melhor resolvido em porta-trecos, com espaços funcionais à frente da manopla, no escaninho central e embutido no descansa-braço. O Argo Trekking é crítico nesse quesito, mas compensa com um acabamento mais caprichado e detalhes cromados.
No porta-malas, nem se anime muito. Os 370 litros do Pulse (70 l a mais que no Argo) não se configuram em um espaço generoso. Recebe no máximo uma mala pequena a mais que no hatch.
O conforto no rodar do Pulse é um pouco mais apurado. A suspensão é a mesma com eixo de torção na traseira, mas com ajuste mais macio no crossover. O Argo bate mais firme e ainda é “prejudicado” pelos pneus 205/60 R15 de uso misto, contra o 195/60R16 “urbano” do SUV.
Equipamentos
O Argo Trekking é a configuração mais completa da linha, enquanto a Drive é a de entrada do Pulse. Aqui, vira um perde e ganha em diferentes quesitos. Na segurança, o SUV de cara leva a melhor com os quatro airbags, contra os apenas dois frontais obrigatórios por lei do hatch da Fiat. Em compensação, o Argo traz câmera e sensor de ré de série.
O Pulse Drive ainda tem ar-condicionado automático e digital – o do Argo é comum -, faróis de LED, DRL, piloto automático e luzes de leitura traseira. Mas o hatch supera o colega na estética – com rodas de liga leve aro 15” e teto pintado de outra cor -, e até com pequenas funcionalidades, como tomada 12 V e as alças de segurança, os famosos PQPs.
Na parte de conectividade, a vantagem volta para o Pulse. A central multimídia tem tela de 8,4 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de opcional de GPS nativo. O display no Argo é de 7 polegadas e é necessário cabo para conectar os celulares.
Bom lembrar que o Argo pode receber um pacote de opcionais que inclui ar automático, bancos e volante revestidos de couro e chave presencial para abertura de portas e partida do motor. Custa R$ 2.990 e faz a versão Trekking CVT alcançar R$ 99.980.
Os opcionais do Pulse Drive se resumem a rodas de liga leve aro 16″ e câmera e sensores de ré. Custam R$ 2.890 ao todo e levam o SUV a R$ 108.880.
Manutenção
O Fiat Argo Trekking e Pulse Drive usam o mesmo conjunto, têm o mesmo plano de manutenção (a cada 10 mil km ou 1 ano), porém o crossover cobra mais barato em determinadas visitas à concessionária. E também no somatório até 60 mil km.
Confira os preços de revisões com preço fixo de Fiat Argo Trekking e Pulse Drive:
Argo Trekking 1.3 AT
1ª Revisão: R$ 548,00
2ª Revisão: R$ 744,00
3ª Revisão: R$ 564,00
4ª Revisão: R$ 1.736,00
5ª Revisão: R$ 592,00
6ª Revisão: R$ 936,00
Total: R$ 5.120,00
Pulse Drive 1.3 AT
1ª Revisão: R$ 532,00
2ª Revisão: R$ 604,00
3ª Revisão: R$ 600,00
4ª Revisão: R$ 1.436,00
5ª Revisão: R$ 576,00
6ª Revisão: R$ 788,00
Total: R$ 4.536,00