Talvez você já tenha seu carro e ele não funcione mais tão bem como antes. Finalmente, surgiu o momento de adquirir um veículo, mas ainda não sabe como funciona o Santander financiamentos de veículos.

Ou então acabou de se formar e conseguiu um emprego de tempo integral fora de casa. Você não está apenas pensando em onde morar – se ainda não estiver, mas também pensando em comprar um carro, pois o transporte público é tão imprevisível quanto a nossa economia.

Como funciona o  financiamento de veículos

Quando se financia um carro, uma instituição financeira empresta o dinheiro que você precisa para comprar o auto. Em troca, pagará juros ao credor e, possivelmente, taxas para tomar esse valor emprestado durante um determinado número de meses.

As opções de financiamento de automóveis incluem bancos, cooperativas de crédito, credores online, empresas financeiras e algumas concessionárias.

Financiar por meio de uma cooperativa de crédito ou banco pode ser menos caro do que obter um empréstimo por meio de uma concessionária, visto que os revendedores tendem a aumentar as taxas de juros para pagar a si mesmos pela venda.

Algumas concessionárias oferecem seu próprio financiamento. Chamado de financiamento interno, essas concessionárias podem cobrar juros muito mais altos do que as cobradas por outros tipos de credores, por isso, procure opções como Banco Brasil, Santander, Bradesco, entre outros.

Se planeja financiar um carro, precisará solicitar um empréstimo. Se for aprovado, você fará pagamentos mensais até que o empréstimo seja quitado. Cada pagamento que você fizer será dividido nas duas partes a seguir:

  1. O pagamento do principal, que visa pagar o saldo do empréstimo; e
  2. O pagamento de juros, que paga os juros devidos.
Snatander Financiamentos de Veículos
Foto: Reprodução

Parte do seu pagamento também pode ir para certas taxas de empréstimos

O pagamento mensal é determinado pelo valor do empréstimo (o preço de compra do carro menos qualquer entrada e/ou troca), taxa de porcentagem anual e prazo do empréstimo.

Diferentes fatores podem afetar sua taxa de juros, incluindo crédito, prazo do empréstimo e se você está comprando um carro novo ou usado.

Depois de pagar o empréstimo integralmente, o credor, geralmente, enviará um documento de liberação de garantia (dependendo do seu estado) para a agência de transporte. O título do carro será atualizado e transferido para você.

Se está disposto a negociar o preço do carro, não deve ignorar as taxas e os termos do seu financiamento. Alguns cometem esse erro na primeira vez que compram um carro e se arrependem.

Se você está procurando um carro novo, não espere até estar no Banco ou no escritório da revendedora com a papelada na mão para pensar sobre seu financiamento. Em vez disso, deverá planejar com antecedência e comparar as taxas de vários credores diferentes para garantir que está obtendo o melhor negócio possível.

Ferramentas online podem ajudá-lo a comparar as taxas de diferentes credores de forma rápida e fácil

Seu carro não é um investimento. Muito pelo contrário: os carros desvalorizam-se de forma absurda após sair da concessionária.

Só por esse motivo, não é inteligente pagar juros sobre um empréstimo para comprar um carro (a não ser que a instituição ofereça serviços excelentes).

O que acontece na maioria dos casos é que o carro se deprecia e o valor cai mais rápido do que você paga o empréstimo, deixando-o de cabeça para baixo ou submerso (quando você deve mais no empréstimo do que vale o bem).

Dito isso, muitos de nós precisa de carro para chegar ao trabalho e não temos dinheiro para comprar uma à vista. Então, pegamos um empréstimo para comprar um.

Isso é legal, mas há diferença entre usar um empréstimo de carro com sabedoria e usá-lo para comprar algo que você não pode pagar.

Existem várias maneiras diferentes de financiar seu carro, e há prós e contras em cada uma delas

Concessionária

  • Prós:
  • Conveniente;
  • Rápido;
  • Às vezes competitivo.
  • Contras:
  • Alta pressão;
  • Geralmente não competitiva;
  • Esteja preparado para um grande impulso de vendas complementares;
  • Os empréstimos costumam ser antecipados (os pagamentos são compostos de mais juros no início do empréstimo do que no final – isso é ruim se você acha que poderá quitar o empréstimo antecipadamente).

Banco ou cooperativa de crédito

  • Prós: taxas competitivas, serviço personalizado, sem discurso de vendas para complementação; muitas vezes pode dizer se está pagando muito por um carro; são geralmente empréstimos a juros simples (juros distribuídos uniformemente ao longo do prazo).
  • Contras: não é tão conveniente quanto o financiamento da concessionária – não é possível configurá-lo no final de semana.

Para evitar ter que lidar com potenciais golpes e altos custos de financiamento por meio de concessionária, você pode explorar todas as opções de financiamento antes de chegar a esse ponto.

Ao se preparar com boas informações e saber quais são suas opções, poderá tomar uma decisão financeira muito melhor.

Não deixe a empolgação de sair do estacionamento naquele carro novo distorcer sua perspectiva sobre as coisas e obscurecer seu julgamento. Isso é exatamente o que o vendedor quer.

Como funciona o Santander Financiamentos de veículos?

Santander Financiamentos de veículos
Foto: Reprodução

Se você leu até aqui, deve ter imaginado que um dos líderes nesse quesito oferecendo alguns dos melhores serviços de financiamento de carro é o Banco Santander.

O financiamento funciona com as seguintes especificações: financiamento de até 100% do valor do veículo, com um dos melhores prazos disponíveis, o Santander Financiamentos oferece até 60 meses para pagar e 59 dias para o pagamento da primeira parcela.

Com financiamento de veículos com até 10 anos de fabricação, débito automático em conta corrente no dia de sua escolha para pagar as parcelas.

E para melhorar, as parcelas são fixas, assim você sabe exatamente quanto vai pagar por mês.

No período de redação dessa matéria, a instituição comunicou 16,69% de taxas de juros e 0% de taxa moratória, para mais informações e contrato dos serviços acesse Santander Financiamentos.

Leave a comment