Ter um score alto pode te ajudar a conseguir aumentar sua credibilidade financeira. Ficou interessado? Veja como aumentar o seu score!
Score nada mais é do que uma pontuação que indica se o consumidor é um bom ou um mau pagador e se vale a pena oferecer a ele acesso ao crédito desejado.
Se você está buscando maneiras de como aumentar o seu score do dia para noite, infelizmente devemos te informar que não existe formula mágica para isto.
Aumentar o score é um processo longo e demorado, o que significa que você precisa desconfiar de empresas ou pessoas que dizem fazer isto de maneira instantânea.
Mas felizmente separamos as 10 melhores dicas para que você possa aumentar seu score de maneira mais fácil e rápida.
Vale lembrar também que você não pode pagar para aumentar o número do seu score. Qualquer empresa ou pessoa que prometa fazer isto de maneira imediata está querendo te sabotar. Tome cuidado para não cair em um golpe e perder dinheiro para algum guru da internet.
Antes de mais nada falaremos um pouquinho sobre o que é score, como funciona, se vale a pena ter um score alto e por último, as dicas para que você possa aumentar o seu score também.
O Que É Score?
Score de crédito é uma pontuação baseada na avaliação do histórico financeiro de cada pessoa. Em outras palavras, ele possui os dados dos clientes informando o quão responsável o cliente é na hora de quitar suas dívidas.
Ele serve para mostrar às instituições financeiras o risco de concederem crédito para alguém. Ou seja, o score ajuda os bancos e as empresas a terem decisões mais seguras ao oferecerem crédito, evitando assim os maus pagadores.
Como O Score Funciona?
A avaliação vai de 0 até 1000, que é utilizada pelos bureaus de crédito, para mostrar as empresas e para os bancos, o quão confiável é conceder o crédito solicitado ou dinheiro para alguém. Ele também serve para evitar que os clientes entrem em uma dívida muito alta e para que não tenham dificuldade na hora de pagar.
Uma pontuação abaixo de 300 é considerada ruim por serem números considerados baixos; de 301 a 700, significa que sua pontuação está na média; por fim se sua pontuação é acima de 701, parabéns, esta é uma ótima pontuação e é considerada alta.
Vale lembrar que existem vários outros tipos de score, em outras palavras, ele pode ser diferente. Cada banco, empresa ou bureau pode ter seu próprio tipo de score, mas eles não costumam ser tão diferentes uns dos outros.
Além disso, cada um deles levam em conta seus próprios critérios, eles também não costumam divulgar para seus consumidores quais fatores que levam em conta na hora de contabilizar o score.
Você pode consultar seu score gratuitamente por meio de aplicativos ou sites dos bureaus de crédito, assim como, Serasa, Boa Vista, Quod e SPC. Além disso você consegue informações sobre as avalições da nota, comportamentos que você deve evitar e dicas para ter um bom score.
O que é levado em conta para calcular o score?
As empresas geralmente levam em conta as suas atualizações de seus dados cadastrais, seu histórico de solicitação de crédito, o quanto você utiliza os serviços financeiros, sua inscrição recente nos órgãos de proteção ao crédito, as dívidas que não foram quitadas, sua relação com o mercado financeiro e principalmente o seu histórico de pagamentos de dívidas.
As Vantagens De Ter Um Score Alto:
Como já foi dito anteriormente, ter um score alto significa que você é um bom pagador e quanto maior for o seu score, mais fácil é para você conseguir bons empréstimos, financiamentos e até mesmo conseguir aumentar o seu limite de crédito.
Além disso, ter um score alto pode te dar algumas melhorias, como por exemplo juros menores.
Mas vale lembrar que para aumentar o seu limite de crédito outras coisas além do score alto, assim como é o caso do seu nível de escolaridade, sua profissão, renda, estado civil e idade, também são coisas que serão levadas em conta para realizarem sua análise de crédito.
Com tudo, mesmo que seu score seja baixo ainda é possível receber crédito por ele, porém o valor é muito baixo.
Dicas de como aumentar o score:
Antes de mais nada, para você aumentar seu score é essencial que você quite suas dívidas atrasadas. Com isso, você ganhará mais confiança, o que significa que você não será mais um risco para as empresas te concederem mais crédito.
Veja agora as Top 10 melhores dicas de como aumentar seu score.
1- Pague sempre suas contas em dia
Não deixe suas contas vencerem, esta é a primeira coisa que as empresas avaliam para conceder crédito aos seus clientes.
Isto não quer dizer que você não pode fazer empréstimos, financiamentos ou cartão de crédito. Mas sim que você precisa pagar suas contas antes delas passarem da data combinada.
Como resultado, os bancos param de te ver como risco e percebem que você consegue lidar com seus compromissos sempre no prazo combinado.
2- Use o débito automático
Se você possui problemas para se lembrar de pagar suas contas, agora você conseguiu a solução para se livrar deste problema.
Você pode deixar que suas contas de luz, água, telefone e internet para o débito automático pagar elas na data combinada. Agora você não precisa mais ter dores de cabeça por ter esquecido de pagar suas contas.
Além disso, esta é uma ótima maneira de melhorar seu histórico financeiro.
3- Faça seu Cadastro Positivo
Assim como pagar suas contas em dia, ter o Cadastro Positivo também ajuda muito na hora de melhorar seu score.
O Cadastro Positivo serve como banco de dados. Ele serve para mostrar todas as vezes que você paga no prazo seu cartão de crédito ou qualquer outra conta.
Em outras palavras, ele é a prova de que você é um bom pagador e te ajuda a melhorar seu score. Além disso ele também te ajuda caso você atrase algum pagamento, mostrando que foi apenas um erro e que não é algo comum você atrasar seus pagamentos.
4- Compre à prazo
Os pagamentos à vista ou no cartão de débito não estão disponíveis para o histórico de Cadastro Positivo.
Em outras palavras, para que você consiga melhorar seu score é preciso comprar com o cartão de crédito e você pode optar por comprar à vista ou à prazo.
Vale lembrar que esta dica só funciona se você não atrasar o pagamento da sua fatura, caso contrário, isto pode acabar piorando na avaliação de seu score.
5- Tenha contas em seu CPF
Ter contas com o seu nome mostra que você é um consumidor e pagador ativo, com tudo, isso te ajuda a aumentar seu score.
Você pode colocar o seu CPF em suas contas de água ou luz, assim você fará com que elas passem a fazer parte de seu histórico financeiro, como resultado elas te ajudaram a melhor sua contabilidade e histórico financeiro.
6- Acabe com suas dívidas
As dívidas antigas são as principais causadoras de um score baixo. Pois ao contrário de ter suas dívidas pagas em dia, elas mostram que você não foi é capaz de honrar seu compromisso financeiro, isto diminui a confiança das empresas e bancos em você.
Ou seja, para aumentar seu score você precisará se livrar de suas dívidas atrasadas. Lembre-se sempre de pagar suas contas em dia.
7- Faça um planejamento de seus gastos
Procure entender como funciona suas entradas e saídas, assim você consegue perceber e cortar seus gastos desnecessários.
Além disso, essa é uma ótima forma de descobrir quanto você deve gastar por mês para pagar suas pendências financeiras e quanto você pode gastar com você, seja para algum investimento ou algo que você gosta.
Organize seu orçamento para que você possa ser visto como um bom pagador, não adianta nada você gastar tudo de uma vez e ficar sem nada no decorrer do mês.
8- Atualize seus dados no Serasa
Deixar suas informações sempre atualizadas mostram que você está ativo. Pois informações antigas e desatualizadas prejudicam o seu score.
Ou seja, quanto mais recentes forem seus dados nos bureaus de créditos, empresas e nos bancos onde você pretende pedir crédito, mais isso ajudará a conseguir um cálculo positivo em seu score.
Para isso você pode usar o seu nome, seu telefone, endereços, e-mail, todas essas coisas que você precisa manter atualizada caso mude, além disso existem varias outras informações que você pode usar para melhorar o seu score.
9- Evite fazer muitas consultas no crédito
Sempre que você faz alguma consulta no crédito com o seu CPF ela fica registrada e visível para a empresa que você solicitou.
Isso prejudica muito para a pontuação do seu score, pois fazer consultas exageradamente pode significar uma instabilidade financeira. Então lembre-se de evitar fazer muitas consultas, isso te ajudará a ter um score positivo.
Clique aqui e veja quais são os principais problemas financeiros enfrentados pelas empresas.